
Dia 28 de abril foi o dia escolhido para a eleição do novo primeiro-ministro do Canadá.
O período de campanha eleitoral ficou marcado pelas tarifas e constantes ameaças de Donald Trump de anexação do Canadá aos Estados Unidos da América (EUA).
Uma corrida que se evidenciou renhida desde o início entre Liberais e Conservadores, deixou o Canadá na expetativa de quem será o próximo líder nacional que vai lutar pela defesa do país contra a instabilidade causada por Trump.
Antes da renúncia de Justin Trudeau, os Conservadores aparentavam caminhar para a preferência, mas com a eleição de Mark Carney para líder do Partido Liberal, as opiniões oscilaram.
Mas nenhum dos candidatos se demoveu de apresentar as suas propostas e defender a sua posição.
Na manhã do dia 28, Donald Trump voltou a tentar desestabilizar o Canadá. Trump pediu aos eleitores canadianos que escolham um líder com força e sabedoria, voltando a referir que o Canadá devia optar por se tornar o 51.º Estado dos EUA.
As urnas abriram no Canadá entre as 8h e as 9h da manhã, com encerramento agendado para às 7h da tarde.
Em Windsor a manhã de votações foi atribulada. Um incêndio no centro recreativo onde estava instalada a secção de voto provocou uma interrupção temporária e mudança da secção eleitoral de Windsor- Tecumseh- Lakeshore para a Escola Secundária Católica St. Joseph.
Quanto ao exercício de voto, nem todos os líderes esperaram por dia 28. Jagmeet Singh, líder do NDP, exerceu o seu direito de voto nas eleições antecipadas com adesão recorde este ano.
Por sua vez, o líder do Partido Conservador, Pierre Poilievre votou acompanhado da sua esposa em Montreal, por volta das 11h da manhã do dia 28.
O líder do Bloc Québécois, Yves-François Blanchet, também votou na manhã de dia 28 no seu próprio distrito eleitoral, Beloeil-Chambly.
Mark Carney, líder do Partido Liberal também foi às urnas no dia 28, mas à tarde, acompanhado da esposa. Carney votou em Ottawa, na Igreja Anglicana de São Bartolomeu.
As sondagens do dia de votos apontavam que os liberais continuavam na liderança, a 5 pontos apenas dos conservadores.
Os votos começaram a ser contados pelos oficiais designados para o efeito por volta das 3h30 pm.
Até o fecho desta peça, ainda não haviam sido divulgados os resultados oficiais ou mesmo informais dos meios de comunicação canadianos.