
Hamburgo, Alemanha, 03 set 2026 (Lusa) — Um dos cidadãos ucranianos acusados de terem participado na sabotagem dos gasodutos Nord Stream vai ser julgado a partir de 14 de outubro, em Hamburgo, anunciou hoje a justiça alemã.
O Tribunal Regional Superior de Hamburgo anunciou o envio a julgamento de um antigo oficial ucraniano, identificado como Sergi Kuznietsov.
O suspeito tinha sido detido em Itália e posteriormente extraditado para a Alemanha.
Um segundo suspeito, detido e posteriormente libertado na Polónia no outono de 2025, e novamente detido na Croácia em agosto, encontra-se em prisão preventiva neste último paÃs, aguardando uma eventual extradição para a Alemanha.
O julgamento de Sergi Kuznietsov, que a justiça alemã considera o coautor deste ataque, será o primeiro neste caso, quatro anos após a sabotagem com explosivos destas condutas submarinas germano-russas.
O tribunal considerou suficientes as suspeitas contra o arguido, a quem o Ministério Público alemão imputou, em primeiro lugar, um “crime de guerra” que consiste num “ataque contra bens civis”.
Estão, de momento, previstos cerca de 30 dias de audiência até fevereiro de 2027.
A 26 de setembro de 2022, sete meses após a invasão russa da Ucrânia, ocorreram quatro enormes fugas de gás, precedidas por explosões submarinas, com intervalos de algumas horas entre si, nos gasodutos Nord Stream 1 e 2, que transportam grande parte do gás russo para a Europa.
No inÃcio de julho, o Ministério Público alemão acusou as autoridades ucranianas de terem ordenado ao suspeito e a “outros militares” que realizassem a sabotagem.
Uma acusação suscetÃvel de complicar as relações entre Kiev e a Alemanha, um dos principais apoios militares.
A Ucrânia negou ter orquestrado a sabotagem, mas também não escondeu a sua satisfação, considerando legÃtimo qualquer ataque que possa enfraquecer a capacidade do Kremlin (presidência russa) de financiar a guerra.
Já o segundo suspeito detido no mês passado na Croácia, um mergulhador ucraniano identificado como Vladimir Z., foi abordado pelas autoridades do paÃs enquanto trabalhava como consultor num filme sobre os mesmos ataques ao Nord Stream de que é acusado de participar.
O filme que aborda este ataque contra o gasoduto terá como protagonistas os atores Sean Penn e Adrien Brody e está a ser filmado em Zagreb.
Sean Penn é um defensor da Ucrânia e ofereceu ao Presidente ucraniano, Voldymyr Zelensky, um dos três Oscares, prémio atribuÃdo pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas norte-americana.
O ator norte-americano falhou a cerimónia da academia norte-americana onde foi galardoado com o prémio de melhor ator secundário no filme “Batalha Atrás de Batalha” por estar numa visita à Ucrânia.
Â
TAB // EJ
Lusa/Fim



