
Funchal, Madeira, 01 jan 2023 (Lusa) — A previsão de chuva no Funchal não se concretizou e o tradicional espetáculo de fogo-de-artifÃcio que assinala a passagem de ano, com a duração de oito minutos, voltou a encantar milhares de madeirenses e estrangeiros.
Às 00:00 do primeiro dia de 2023, o céu estava bastante nublado sobre a capital madeirense, mas o espetáculo pirotécnico manteve o brilho de sempre, ainda que o fumo gerado pela deflagração do fogo condicionasse o visionamento a partir de alguns pontos.
Este ano, como de costume, milhares de pessoas assistiram ao fogo-de-artifÃcio espalhadas por diversos locais da baÃa e anfiteatro da cidade, entre ruas, praças, casas particulares, hotéis e miradouros, sendo que a ocupação hoteleira ronda os 100% e à meia noite estavam seis navios de cruzeiro no porto e ao largo.
O espetáculo pirotécnico constitui um dos maiores cartazes turÃsticos da Madeira e este ano foi adjudicado à empresa Macedos Pirotecnia, Lda. por cerca de um milhão de euros.
O fogo foi lançando a partir de 58 postos, distribuÃdos por todo o anfiteatro e baÃa do Funchal.
Apesar de não se ter verificado a ocorrência de precipitação, nem antes nem durante o espetáculo, e de agora decorrer animação de rua em diversos pontos da capital madeirense, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para chuva forte até ao meio da manhã de hoje na parte oeste e na vertente sul da ilha da Madeira.
DC // EJ
Lusa/Fim



