Pressionar Kiev não é “a abordagem correta” para travar agressão russa, segundo a UE

Luxemburgo, 20 out 2025 (Lusa) — A Alta Representante da União Europeia (UE) para a diplomacia criticou hoje a abordagem de Washington de querer “pressionar a Ucrânia” a deixar a resistência à agressão russa, alertando que caso esta seja bem-sucedida pode repetir-se em outros locais.

“Pressionar a Ucrânia, como vítima, não é a abordagem correta”, afirmou Kaja Kallas no final de uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, no Luxemburgo.

A Alta Representante da UE para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança considerou que a ideia proposta pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que o conflito na Ucrânia poderia ficar congelado e a Rússia manteria, para já, o território ucraniano que ocupou é uma abordagem incorreta, “não só para a Ucrânia, mas também para a segurança europeia e global”.

“Porque se a agressão for bem-sucedida, isso incentiva a sua repetição noutros locais”, acrescentou Kaja Kallas.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

AFE // SCA

Lusa/Fim