
Maputo, 26 mar 2026 (Lusa) — O Presidente moçambicano manifestou hoje interesse em retomar os voos entre Maputo e Nairobi, capital do Quénia, referindo que a ligação aérea é “extremamente importante” para os negócios e relações entre os dois países.
“Nós queremos, mais uma vez, reiterar esta vontade de voltarmos a retomar os voos entre Nairobi e Maputo que já existiam”, disse Daniel Chapo, citado hoje pela Rádio Moçambique, após testemunhar a assinatura de instrumentos jurídicos com o Quénia, junto de William Ruto, Presidente queniano.
O chefe de Estado moçambicano, que realiza uma visita de trabalho ao Quénia, desde terça-feira, assinalou as excelentes relações entre Moçambique e àquele país, referindo que a retoma dos voos entre as duas capitais poderá contribuir para o desenvolvimento de negócios.
“A conetividade entre as nossas capitais é extremamente importante para o desenvolvimento de negócios, mas também a solidez entre as relações que nós temos excelentes entre Nairobi e Maputo, entre Quénia e Moçambique”, disse Chapo.
A estatal Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) deixou de realizar voos internacionais há praticamente um ano, concentrando-se nas ligações internas, levando também a uma nova administração em maio e à entrada, como acionistas, da Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB), da Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e da Empresa Moçambicana de Seguros (Emose).
Além da retoma de voos, o Presidente de Moçambique manifestou ainda “regozijo” pelos resultados alcançados nas deliberações com o Quénia, endereçando um “voto de confiança” para o estreitamento das relações bilaterais que visam a obtenção de resultados “com grande impacto na vida dos povos de ambos países”.
“No combate ao terrorismo acordamos partilhar na abordagem deste flagelo sendo que os setores respetivos vão estabelecer as melhores formas para a operacionalização dos entendimentos alcançados”, acrescentou Daniel Chapo, em alusão aos ataques protagonizados por rebeldes em Cabo Delgado, no norte do país, desde outubro de 2017.
LN // VM
Lusa/Fim
