
Maputo, 09 fev 2026 (Lusa) – O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, saudou hoje a eleição de António José Seguro como Presidente de Portugal, antevendo o reforço das relações entre os dois paÃses, conforme mensagem divulgada pela Presidência da República de Moçambique.
Na mensagem de felicitação à vitória na segunda volta das eleições presidenciais, no domingo, Chapo diz estar “convicto” que, com António José Seguro em Belém, “as tradicionais e excelentes relações” entre os dois paÃses, “alicerçadas em fatores históricos e culturais e na defesa de valores partilhados como a democracia, liberdade, solidariedade e paz, continuarão a ser aprofundadas e elevadas a novos patamares, em prol do contÃnuo bem-estar” dos dois povos.
No mesmo espÃrito, refere a mensagem, o Presidente moçambicano reafirmou a disponibilidade para trabalhar com o novo Presidente português no reforço da cooperação bilateral e na consolidação dos laços entre os dois paÃses.
“Neste sentido, gostaria de expressar a minha inteira disponibilidade para trabalhar com vossa excelência, assegurando que os nossos dois paÃses continuem a cooperar para o progresso comum, simultaneamente consolidando os laços histórico-culturais que os unem”, frisou Chapo.
António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República com dois terços dos votos expressos, com cerca de 3,48 milhões, quando faltam apurar 20 freguesias.
André Ventura obteve mais de 1,7 milhões de votos.
O Presidente da República eleito alcançou uma percentagem próxima dos 67%, enquanto o lÃder do Chega superou os 33%.
Em Moçambique, entre os dois consulados, de Maputo (sul) e Beira (centro), António José Seguro venceu na segunda volta com 56,81% (488 votos), contra os 43,19% (371 votos) de André Ventura.
António José Seguro toma posse do cargo no dia 09 de março.
PVJ // SB
Lusa/Fim



