
Bissau, 27 mar 2021 (Lusa) – O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, exortou hoje os jovens do paÃs a rejeitarem “lÃderes velhos” e desafiou-os a assumirem responsabilidades para promoverem a mudança.
Umaro Sissoco Embaló falava na abertura solene, enquanto convidado de honra, da primeira Academia PolÃtica e Ideológica Kumba Yalá, organizada pela Juventude do Partido da Renovação Social (PRS), em memória do falecido ex-presidente guineense e fundador do partido.
Assumindo-se como “adepto do estilo polÃtico” de Kumba Yalá, de quem disse ter copiado a forma de fazer campanha polÃtica, Sissoco Embaló desafiou os jovens do PRS “a não aceitarem lÃderes velhos, mesmo para o paÃs”.
“Fui eleito democraticamente como o mais novo Presidente da Guiné-Bissau, daqui para a frente, quem vier substituir-me um dia, que seja ainda mais novo, se não for assim, não aceitem”, observou Embaló.
O chefe de Estado tinha 47 anos quando assumiu a presidência da Guiné-Bissau, no ano passado, e hoje disse esperar que o próximo Presidente do paÃs tenha menos de 40 anos.
Umaro Sissoco Embaló exortou os jovens guineenses a assumirem responsabilidades porque, disse, o futuro pertence-lhes e citou o exemplo da França, “uma das potências mundiais”, que elegeu um lÃder jovem.
“O Presidente da França trata-me por irmão mais velho”, notou Sissoco Embaló.
A primeira Academia PolÃtica e Ideológica Kumba Yalá trouxe a Bissau três dirigentes da Juventude Social Democrata (JSD), de Portugal, entre os quais, o lÃder da estrutura, Alexandre Poço, que no seu discurso aproveitou para congratular, entre outros, Umaro Sissoco Embaló, que afirmou, recentemente, que “o lugar das meninas da Guiné-Bissau é na escola”.
Alexandre Poço destacou o posicionamento de Sissoco Embaló ao condenar o casamento forçado e a mutilação genital a que ainda muitas meninas e mulheres são sujeitas na Guiné-Bissau.
De acordo com Ufé Vieira, presidente da comissão organizadora, a primeira Academia PolÃtica e Ideológica da JPRS vai decorrer até 03 de abril, juntando 100 jovens do partido da Renovação Social para 33 horas de formação na localidade de Uaque, em Mansoa, a 60 quilómetros de Bissau.
Além da JSD, o encontro conta com a presença de uma delegação da juventude do Movimento para a Democracia (MpD) de Cabo Verde.
MB // MP
Lusa/Fim



