
Paris, 17 dez (Lusa) — O Presidente francês, Emmanuel Macron, estimou hoje que a guerra na SÃria contra o grupo extremista Estado Islâmico (EI) será “ganha até meados ou final de fevereiro”, mas disse que “falta falar” com o Presidente sÃrio.
“A 09 de dezembro, o primeiro-ministro iraquiano [Haider al-Abadi] anunciou a vitória face ao Daesh [acrónimo árabe do grupo radical EI] e eu penso que daqui até meados ou final de fevereiro teremos vencido a guerra na SÃria”, declarou Macron, numa entrevista difundida pela cadeia de televisão France 2.
Macron já tiha dito há alguns dias que as operações militares contra o EI iriam prosseguir até “meados, fim de fevereiro” na SÃria, contradizendo assim a Rússia, que tinha afirmado que este paÃs está “totalmente libertado” do EI.
O Presidente francês considerou que “falta falar” com o chefe de Estado sÃrio, Bashar al-Assad, cuja saÃda imediata é reclamada por vários opositores.
“Bashar é inimigo do povo sÃrio. O meu inimigo é o Daesh”, sublinhou o lÃder francês.
O Presidente sÃrio, prosseguiu Macron, “continuará lá e também continuará lá porque é protegido por aqueles que, no terreno, também ganharam a guerra, seja o Irão, a Rússia”.
“Por isso não podemos dizer que não queremos falar com ele ou com os seus representantes”, insistiu.
Essa conversa que falta fazer com Assad, sublinhou, não impedirá de levar o dirigente sÃrio, acusado de muitos abusos, a “responder pelos seus crimes perante o seu povo e a justiça internacional”.
“No processo que a França quer ver surgir no inÃcio do próximo ano haverá representantes de Bashar, mas eu desejo também e, sobretudo, que haja representantes de todas as oposições, incluindo aqueles que saÃram da SÃria para sua segurança por causa de Bashar e do Daesh”, acrescentou Macron.
Desencadeado em 2011 com a repressão de manifestações pacÃficas, o conflito na SÃria fez mais de 340 mil mortos e milhões de deslocados e refugiados.
JH // MLS
Lusa/Fim



