Preços das exportações e das importações caem em Cabo Verde

Praia, 22 dez 2025 (Lusa) – Os preços das exportações cabo-verdianas caíram ligeiramente em novembro, enquanto os das importações registaram uma descida mais acentuada, impulsionando o Índice de Termos de Troca (ITT), anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em termos homólogos, as exportações desceram 0,5%, uma variação pequena que indica que as vendas ao exterior do país mantêm-se praticamente estáveis.

Por outro lado, os preços das importações caíram 10,7%, refletindo uma redução significativa no custo dos bens trazidos do exterior, o que pode reduzir a pressão sobre os preços internos e beneficiar o poder de compra.

O Índice de Termos de Troca, que mede quantas importações podem ser adquiridas com uma unidade de exportações, situou-se em 117,1 pontos, um aumento de 11,3% face a novembro de 2024.

Isto significa que Cabo Verde consegue comprar mais produtos do exterior pelo mesmo valor das exportações.

Já em relação a outubro de 2025, os preços das exportações subiram 2,7%, enquanto os das importações caíram 0,4%.

O índice de preços das importações ficou em 126,4 pontos.

A descida mensal das importações foi liderada pelos bens de consumo, principalmente produtos alimentares transformados e outros bens não duradouros, apesar da subida dos produtos alimentares primários.

Entre as restantes categorias, os bens intermédios subiram 1,4%, os bens de capital aumentaram 7,2% e os combustíveis caíram 1,7%.

O índice de preços das exportações atingiu 148,1 pontos, refletindo um crescimento mensal de 2,7%.

Os dados constam do boletim de Índices de Preços do Comércio Externo do INE, calculados em valores unitários com base 100 fixada em 2015.

 

RS // MLL

Lusa/Fim