PR moçambicano quer acabar com violência cíclica pós-eleições

Maputo, 19 dez 2025 (Lusa) – O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, disse hoje que quer acabar com o histórico de violência que ocorre depois dos processos eleitorais e tornar Moçambique em um país “normal” e permanentemente estável, por meio de um diálogo inclusivo.

“Com o diálogo, queremos que Moçambique deixe de viver ciclicamente o espectro de violência, sobretudo depois dos processos eleitorais que estamos a levar a cabo desde 1994. Queremos que Moçambique seja um país normal e permanentemente estável e presumivelmente seguro, sem medo, onde todos participem na construção de um futuro risonho para os nossos filhos e as futuras gerações”, disse Chapo.

O chefe de Estado, que falava no palácio da Ponta Vermelha, sua residência oficial, durante a receção oficial por ocasião das festas de Natal e de fim do ano, referiu ainda que, só com paz, segurança e estabilidade, será possível dedicar atenções a atividades produtivas, assegurando o desenvolvimento sustentável e inclusivo de Moçambique.

O diálogo nacional inclusivo, disse, é um dos ganhos que o país deve consolidar em 2026 para acabar com violências, um ato a ser acompanhado por reformas “profundas” no Estado, que deverão ser feitas num ambiente de paz, reconciliação e harmonia entre o povo moçambicano.

“Através do diálogo, queremos que cada moçambicano, no país e na diáspora, contribua no processo de reformas de Estado, que se mostram necessárias na edificação de uma sociedade democrática, justa e inclusiva”, referiu o presidente moçambicano, pedindo envolvimento de vários setores da sociedade, entre os quais a academia e os artistas.

Chapo sublinhou ainda que, para 2026, todos os moçambicanos devem redobrar esforços para alcançar e superar as projeções dos indicadores económicos e sociais dos planos de ação, acompanhando “a intensa diplomacia económica de 2025 que permitiu [entre outras] a retirada de Moçambique da lista cinzenta e retoma dos grandes projetos de gás da Bacia de Rovuma”.

“O ano de 2025 serviu para todos nós lançarmos sementes importantes que vão germinar do ano 2026 para frente. O setor público, o setor privado e terceiros, que são as ONG ‘s [Organizações Não Governamentais] que atuam em prol do bem-estar do nosso povo, devemos capitalizar o ambiente de paz e estabilidade que o país vive para aumentar a produção e produtividade”, referiu Chapo.

O Presidente moçambicano referiu que, no próximo ano, será acelerado o crescimento económico e serão criados mais postos de emprego para mulheres e jovens, visando reduzir o custo de vida e garantir o bem-estar das famílias.

SYCO // ANP

Lusa/Fim