
Maputo, 06 jan 2026 (Lusa) – O Presidente moçambicano, Daniel Chapo, apelou hoje ao não abandono de crianças, mesmo em meio a dificuldades, bem como à garantia de que nenhuma criança seja privada de convívio familiar, para assegurar crescimento saudável.
“Quero aproveitar esta ocasião para apelar aos pais e às famílias para que não abandonem as crianças. Uma criança precisa, acima de tudo, de amor, cuidado, atenção e carinho. Mesmo quando existem dificuldades ou limitações, o lugar da criança é junto da família, a ser protegida e amada”, apelou Chapo.
Daniel Chapo falava na província de Inhambane, sul de Moçambique, durante um almoço de confraternização que ofereceu a crianças de um orfanato, por ocasião da celebração do seu 49.º aniversário natalício.
O chefe do Estado disse ainda que era “tradição”, enquanto governador província (2016 a 2024), receber crianças, no palácio onde trabalhava, para num ambiente de convívio, alegria e partilha.
“Sinto saudades desses momentos. Eram dias especiais, que nos lembravam do verdadeiro sentido do serviço público e da importância de cuidar dos mais pequenos”, referiu Chapo
Para o Presidente moçambicano, o futuro do país passa, necessariamente, pela proteção da infância, pelo fortalecimento das famílias e pela promoção de valores humanos que dignifiquem a sociedade moçambicana.
SYCO //
Lusa/Fim
