Lisboa, 18 dez (Lusa) – Portugal reembolsou mais 1.000 milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI), concluindo os pagamentos antecipados deste ano, que ultrapassaram os 10.000 milhões de euros, anunciou hoje o Ministério das Finanças.
“Portugal pagou antecipadamente mais uma parcela do empréstimo ao FMI, que vencia entre março e maio de 2021, no montante de 1.001 milhões de euros. Com esta operação ficaram concluÃdos os reembolsos antecipados ao FMI em 2017. Foram pagos durante o corrente ano 10.013 milhões de euros”, avança o ministério tutelado por Mário Centeno.
Assim, foram já liquidados cerca de 80% do empréstimo total do FMI, no montante de 26.300 milhões de euros.
De acordo com a tutela, “o plano de amortizações antecipadas do FMI continuará a ser implementado no próximo ano, como previsto no programa de financiamento da República, mantendo-se ainda assim uma prudente almofada financeira”.
SP // CSJ
Lusa/fim



