Política: Trudeau remodela Governo e nomeia oito novos ministros

Foto: Prime Minister of Canada

Justin Trudeau anunciou esta sexta-feira, 20 de dezembro, uma remodelação significativa no Governo, com oito novos ministros e várias mudanças em pastas importantes. A remodelação foi precipitada pela demissão de Chrystia Freeland, agora ex-vice-primeira-ministra e ex-ministra das Finanças.

Dominic LeBlanc, que já tinha sido empossado como ministro das Finanças no início da semana, deixa a pasta da Segurança Pública, agora ocupada por David McGuinty. Élisabeth Brière é a nova ministra da Receita Nacional, enquanto Nate Erskine-Smith fica com a Habitação. O ministro do Trabalho, Steven MacKinnon, assume agora também a pasta do Emprego e do Desenvolvimento da Força de Trabalho.

Terry Duguid assume as pastas do Desporto e do Desenvolvimento Económico das Pradarias.

Ruby Sahota lidera agora as Instituições Democráticas e o Desenvolvimento Económico do sul de Ontário. Joanne Thompson foi designada ministra dos Seniores e Rachel Bendayan passa a ser responsável pelas Línguas Oficiais e ministra associada da Segurança Pública. Darren Fisher é o novo ministro dos Assuntos dos Veteranos e ministro associado da Defesa Nacional.

Gary Anandasangaree foi nomeado ministro das Relações da Coroa-Indígenas e dos Assuntos do Norte, acumulando a responsabilidade pela Agência de Desenvolvimento Económico do Norte do Canadá. Ginette Petitpas Taylor é a nova presidente do Conselho do Tesouro e Anita Anand continua nos Transportes, acumulando agora a responsabilidade pelo Comércio Interno.

Esta remodelação ocorre num momento de grande pressão sobre Trudeau, com o líder do NDP, Jagmeet Singh, a prometer apresentar uma moção de censura em janeiro, aumentando as incertezas sobre o futuro do Governo.