Política: Liberais revelam apoios na corrida para substituir Trudeau

Foto: Facebook Mark Carney

Os deputados liberais estão a começar a revelar os candidatos que apoiam na corrida para substituir Justin Trudeau, numa altura em que os presumíveis candidatos favoritos se preparam para declarar a sua intenção de concorrer.

O ministro da Saúde, Mark Holland, os deputados liberais Ben Carr, Ken McDonald e Stéphane Lauzon, e o antigo ministro do Governo, Randy Boissonnault, afirmam que apoiam a antiga ministra das Finanças, Chrystia Freeland.

Os deputados liberais George Chahal, Sophie Chatel, Salma Zahid, Francesco Sorbara, Wayne Long e Patrick Weiler estão a dar o seu apoio a Mark Carney antes do seu evento oficial de campanha, agendado para 16 de janeiro.

Outros membros da bancada, como o ministro da Imigração, Marc Miller, não quiseram pronunciar-se.

Carney lançou a sua campanha de liderança em Edmonton, pondo fim a quase uma década de especulação sobre as suas ambições políticas.

Os candidatos têm até 23 de janeiro para declarar a sua intenção de concorrer e pagar uma taxa inicial de entrada de 50 mil dólares. No final, terão de pagar 350 mil dólares para entrar na corrida, sendo que a última prestação deve ser paga até 17 de fevereiro.

Os liberais elegerão o seu novo líder e encerrarão a era Trudeau a 9 de março.

Entretanto, Justin Trudeau anunciou que também não vai concorrer nas próximas eleições.