Política: Deputados liberais do Atlântico apelam à saída de Trudeau

Foto: Justin Trudeau/Facebook

O primeiro-ministro canadiano enfrenta pressão crescente para abandonar a liderança do Partido Liberal. A ala liberal do Atlântico pediu a demissão de Justin Trudeau, classificando a mudança como “urgente”.

O apelo foi feito numa carta assinada pelo presidente da ala, Kody Blois. A mensagem, partilhada nas redes sociais pelo deputado Wayne Long, destaca preocupações com o futuro do partido. Segundo Blois, os deputados temem que, sem uma nova liderança, os liberais possam perder terreno para um Governo liderado por Pierre Poilievre.

Entre os motivos, está a instabilidade causada pela possível tarifa de 25% nas exportações canadianas para os Estados Unidos da América (EUA), anunciada por Donald Trump. Além disso, os três principais partidos da oposição dizem estar prontos para avançar com uma moção de censura.

Blois pediu uma reunião urgente do grupo parlamentar nacional em janeiro para decidir os próximos passos, incluindo a escolha de um líder interino.

A ala liberal de Ontário também terá chegado à mesma conclusão dias antes, avança a imprensa canadiana.

Trudeau ainda não comentou diretamente estas críticas. Segundo a imprensa, está com a família durante as férias e deve decidir o seu futuro político nas próximas semanas.