
A corrida à liderança dos liberais do Quebec começou a 13 de janeiro, com os candidatos a procurar apoios, numa altura em que o partido provincial tenta ampliar o seu alcance após anos de declínio político.
Quatro candidatos entraram oficialmente na corrida: o antigo ministro do governo liberal federal, Pablo Rodriguez; o antigo deputado liberal e ex-presidente da câmara de Montreal, Denis Coderre; o antigo diretor da federação das câmaras de comércio do Quebec, Charles Milliard; e o advogado fiscalista, Marc Bélanger.
A 13 de janeiro, um potencial quinto candidato, Frédéric Beauchemin, deputado liberal do Quebec, anunciou que se retirava da corrida para apoiar Rodriguez, que, segundo ele, é o único candidato capaz de unir os quebequenses.
Milliard foi o primeiro a formalizar a sua candidatura, recebendo um importante apoio do antigo ministro das Finanças liberal do Quebec, Raymond Bachand.
Os liberais do Quebec elegerão o seu novo líder a 14 de junho. O partido está sem um líder permanente desde que Dominique Anglade deixou o cargo no final de 2022. Marc Tanguay, deputado da área de Montreal, tem servido como líder interino.
Os liberais do Quebec sofreram a sua pior derrota em mais de 60 anos nas eleições de 2018, que levaram François Legault e a sua Coalizão Avenir Québec ao poder. O partido teve um desempenho ainda pior em 2022 e, a 13 de janeiro de 2025, detinha apenas 19 dos 125 assentos na legislatura provincial, enquanto tenta recuperar terreno junto dos eleitores francófonos fora da sua base em Montreal.
A campanha irá coincidir com a corrida à liderança do Partido Liberal do Canadá para substituir Trudeau.
