Polícia sueca confirma três pessoas feridas em ataque com espada num liceu

Estocolmo, 21 ago 2026 (Lusa) — Pelo menos três pessoas ficaram hoje feridas depois de um indivíduo armado com uma espada ter entrado numa escola secundária no centro da Suécia, informaram as autoridades locais.

“Duas pessoas estão gravemente feridas (…) e uma terceira está a ser levada para o hospital”, afirmou Jonas Cederberg, diretor de saúde e assistência da região de Vastmanland.

O responsável acrescentou que ainda não tinha sido possível determinar a gravidade dos ferimentos da terceira vítima.

As primeiras informações fornecidas pelo município de Fagersta davam conta de vários feridos, sem especificar um número.

“Uma pessoa armada com uma espada invadiu a escola Brinell e feriu várias pessoas”, disseram as autoridades locais, acrescentando que a polícia se encontrava no local e que tinha detido o alegado autor do ataque, cujas motivações eram ainda desconhecidas.

Segundo o jornal Aftonbladet, o agressor foi atingido na perna por tiros da polícia.

Várias escolas nas proximidades foram colocadas em confinamento, acrescentou a Câmara Municipal de Fagersta.

Apesar de relativamente raros, vários ataques a escolas ocorreram na Suécia, nos últimos anos.

Em fevereiro de 2025, a Suécia sofreu o pior massacre da sua história: 10 pessoas, incluindo várias de origem estrangeira, morreram num centro de ensino para adultos em Orebro (centro do país).

Em outubro de 2015, numa escola de Trollhattan (sudoeste), um homem encapuzado e armado com um sabre matou um professor e um aluno e feriu gravemente uma criança e um professor, antes de ser abatido pela polícia.

RJP (ACC) // SCA

Lusa/Fim