
A polícia de Smiths Falls, Ontário, divulgou um vídeo nas redes sociais que mostra o salvamento dramático de um adolescente que caiu no gelado rio Rideau a 10 de janeiro, enquanto tentava atravessá-lo.
A polícia informou que o salvamento foi efetuado sete minutos depois de os amigos do adolescente terem contactado o 911.
Um bombeiro que chegou primeiro ao local referiu que o adolescente estava completamente submerso na água e que a plataforma de gelo era demasiado frágil. Um segundo bombeiro entrou na água para ajudar a arrastar o rapaz para terra. De acordo com os socorristas, o jovem foi retirado da água 11 minutos após ter caído no gelo. O menor foi transportado para o hospital para tratamento de hipotermia.
O chefe dos bombeiros de Smiths Falls, Rick Chesebrough, disse que o adolescente teve sorte em escapar com vida.
David Humphrys, instrutor da Boreal River Rescue, alertou que, em média, o gelo precisa de ter pelo menos 10 centímetros de espessura para suportar o peso de uma pessoa. No entanto, mesmo assim, não há garantia de que seja seguro caminhar sobre ele.
Humphrys acrescentou que, se alguém ficar preso, deve manter a calma e pedir ajuda, tendo, em média, 10 minutos para se auto-resgatar, caso não haja assistência imediata. Além disso, deve tentar manter-se imóvel, levantar-se para o gelo na direção de onde veio e depois rolar e rastejar até um local seguro.
Com a partilha do vídeo, a polícia espera alertar as pessoas para os perigos de procurar aventuras sobre gelo fino.
