
Maputo, 25 jan 2023 (Lusa) — Um agente da polÃcia moçambicana foi morto e um outro ferido por supostos garimpeiros ilegais no distrito de Mogovolas, em Nampula, no norte de Moçambique, anunciou hoje fonte oficial.
Os agentes terão sido atacados no domingo, após serem destacados para uma área rica em pedras semipreciosas para “impedir a atividade ilegal dos garimpeiros”.
A área não está concessionada, pelo que “quando os garimpeiros entraram, a força [policial] foi para lá, para impedir o avanço desta atividade ilegal”, mas a ação “terminou em tragédia”, disse Emanuel Impissa, administrador de Mogovolas, citado pela imprensa local.
Segundo testemunhas, os agentes terão sido atacados com picaretas, após o baleamento de um dos cerca de 300 garimpeiros ilegais.
O porta-voz da PolÃcia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, Zacarias Nacute, avançou que foi destacada uma equipa para o distrito para averiguar as circunstâncias do caso.
“Está-se também a trabalhar para a localização e captura de todos os indivÃduos que estiveram ligados diretamente a esta situação para que sejam responsabilizados criminalmente”, concluiu a polÃcia.
LYN // LFS
Lusa/Fim



