Polícia: Autoridades da GTA investigam assaltos a joalharias

Foto: Pexels

A Polícia Regional de York partilhou um vídeo a 29 de janeiro que mostra o momento em que os agentes prenderam cinco suspeitos ligados a um assalto falhado a uma joalharia em Markham, no último fim de semana de janeiro.

A polícia foi chamada a uma joalharia na zona de Denison Street e Kennedy Road por volta das 5:30 pm. Apesar de os suspeitos terem tentado fugir, a polícia informou que deteve cinco pessoas, apreendeu uma réplica de arma de fogo e recuperou um veículo roubado.

Numan Khan, de 27 anos, Tyrese Morgan, de 21 anos, e três adolescentes, com idades entre os 14 e os 17 anos, são acusados de envolvimento no incidente. Os jovens de 15 e 17 anos estavam em liberdade condicional por crimes não relacionados, segundo a polícia.

Foi aberta uma investigação sobre o incidente. O sexto suspeito conseguiu fugir. Não foram divulgados mais detalhes até ao fecho desta peça.

Entretanto, por volta das 6:30 pm de 29 de janeiro, ocorreu mais um assalto a uma joalharia num estabelecimento comercial em Scarborough. Os suspeitos fugiram do local e a polícia abriu uma investigação. O proprietário da loja ficou ferido, mas os assaltantes não conseguiram levar nada.

Também a 29 de janeiro, a polícia de Toronto divulgou a detenção de um suspeito da morte a tiro do rapper Smoke Dawg. O suspeito foi detido durante uma paragem de trânsito na zona de Calgary a 27 de janeiro pela Royal Canadian Mounted Police (RCMP).

A polícia acrescentou que o veículo era roubado e que foi encontrada uma arma de calibre .40 carregada com o suspeito quando este foi levado sob custódia.

Os investigadores acrescentaram que o suspeito lhes deu uma identificação falsa, mas a polícia conseguiu determinar que ele era procurado por mandados de detenção em todo o Canadá devido às mortes a tiro, em 2018, de Jahvante Smart, também conhecido como Smoke Dawg, e Ernest Modekwe, conhecido como Koba Prime.

O suspeito enfrenta duas acusações de homicídio em primeiro grau, uma de tentativa de homicídio e mais de uma dúzia de acusações adicionais, incluindo cinco crimes com armas de fogo, posse de propriedade roubada avaliada em mais de 5 mil dólares e duas acusações de resistência à prisão.

A polícia não identificou o homem, uma vez que era menor de idade na altura dos tiroteios em Toronto.