
A polícia de Hamilton, Ontário, anunciou que cerca de 24 pessoas foram detidas e 172 acusações foram formalizadas no âmbito de uma investigação a um gangue de rua supostamente responsável por crimes violentos na região.
A investigação, apelidada de ‘Projeto Churchill’, teve início em 2019, quando foi identificado um aumento significativo nos crimes violentos no centro de Hamilton, alegadamente ligados a um gangue autoidentificado como Hot Mali Squad.
De acordo com a polícia, o gangue está associado a homicídios, tráfico de drogas, tiroteios em plena luz do dia e roubos em Hamilton e áreas vizinhas, incluindo Toronto, Waterloo e Halton.
A investigação também revelou que o gangue tinha ligações a uma facção de gangues sediada nas Bahamas, conhecida como Dirty South, que, alegadamente, contrabandeava e distribuía armas de fogo ilegais dos Estados Unidos da América (EUA) para Toronto.
A força policial acrescentou que o Serviço da Polícia de Hamilton, em colaboração com várias outras forças policiais, realizou 17 mandados de busca no sul de Ontário, a 13 de novembro. Estas operações resultaram em duas dezenas de detenções, entre elas uma jovem de 17 anos, e mais de uma centena de acusações.
No entanto, até ao fecho desta edição, a polícia indicou que ainda estavam a ser procurados quatro suspeitos, três dos quais também acusados de crimes nas Bahamas.
