
Dados recentemente divulgados pela Toronto Public Health (TPH) mostram que o número total de mortes entre 1 de janeiro e 30 de junho do ano passado foi de 135. Este valor representa mais cinco mortes do que nos primeiros seis meses de 2023, mas menos 20 em relação ao mesmo período de 2022.
A TPH refere que os novos dados incluem números do Office of the Chief Coroner for Ontario (OCC) que não estavam disponíveis anteriormente, resultando em novas contagens para o primeiro semestre de 2024 e números atualizados para 2022 e 2023.
As pessoas em situação de sem-abrigo apresentam uma taxa mais elevada de morte prematura, de acordo com os dados da TPH. Nos primeiros seis meses de 2024, a idade média de morte foi de 50 anos para os homens e 36 anos para as mulheres. Neste período, 77% das mortes registadas entre pessoas sem-abrigo foram de homens.
A toxicidade aguda das drogas manteve-se como a principal causa de morte no primeiro semestre do ano passado, sendo responsável por mais de metade – 54% – das mortes registadas entre pessoas sem-abrigo.
As causas desconhecidas ou pendentes foram a segunda principal causa de morte, com 26%, seguidas de doenças como cancro, consumo crónico de álcool, pneumonia e outras, que representaram 7% dos casos.
Os dados atualizados revelaram ainda que 30% das mortes de pessoas sem-abrigo entre janeiro e junho de 2024 ocorreram ao ar livre, 23% em abrigos e 15% em hospitais ou clínicas.