
Díli, 04 set 2025 (Lusa) — O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, pediu hoje ao parlamento para aprovar os acordos relativos à adesão de Timor-Leste à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) até ao final de setembro.
“Entre os dias 15 e 30 de setembro os deputados devem aprovar todos esses acordos, para que possam ser enviados de imediato ao secretariado da ASEAN”, disse Xanana Gusmão aos jornalistas, após um encontro com o Presidente timorense, José Ramos-Horta, no Palácio Presidencial, em Díli.
A adesão formal de Timor-Leste à ASEAN vai acontecer em 26 de outubro durante a cimeira de chefes de Estados a realizar na Malásia.
O hemiciclo timorense encontra-se em período de recesso parlamentar até ao próximo dia 15.
O Conselho de Ministros aprovou na quarta-feira uma série de acordos relativos à adesão à ASEAN, que serão enviados para o parlamento na próxima semana para que os deputados os possam discutir e aprovar em votação final global a partir de dia 15.
“Há 41 acordos que temos de concordar e ratificar antes de 26 de outubro, altura em que Timor-Leste entrará na ASEAN”, afirmou Xanana Gusmão, salientando que os que têm de ser apenas aprovados pelo Governo “são fáceis”.
Timor-Leste está focado na preparação da legislação necessária à adesão, mas no início de outubro o Governo e o Parlamento Nacional iniciam também a discussão do Orçamento Geral do Estado para 2026.
“A 01 de outubro o nosso parlamento estará totalmente ocupado com o orçamento, para ser discutido em conjunto com os deputados”, disse o primeiro-ministro.
O chefe do Governo informou também o Presidente timorense sobre a visita do primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, ao país entre os dias 23 e 24 de setembro.
DPYF // VM
Lusa/Fim