Pierre Poilievre vence eleições suplementares em Alberta

Foto:  X Pierre Poilievre

Quase quatro meses depois de perder o seu lugar na Câmara dos Comuns, o líder conservador Pierre Poilievre conquistou o seu regresso a Ottawa após uma vitória estrondosa nas eleições suplementares na zona rural de Alberta na noite de 18 de agosto.

A vitória de Poilievre em Battle River—Crowfoot estava praticamente garantida depois que as urnas fecharam e os resultados começaram a chegar, com o líder conservador assumindo uma liderança confortável que nunca foi realmente ameaçada.

Poilievre, nascido em Calgary, liderava por cerca de 19 mil votos, com pouco mais de 69% das urnas apuradas.

Os seus adversários mais próximos ficaram muito atrás. A veterana militar Bonnie Critchley, que concorreu como independente, ficou em segundo lugar, enquanto o candidato liberal Darcy Spady, do setor energético, ficou em terceiro.

Battle River—Crowfoot, o extenso distrito eleitoral do leste de Alberta que se estende de Edmonton a Calgary, ficou vago quando o conservador Damien Kurek se demitiu logo após as eleições da primavera para dar lugar a Poilievre, que perdeu no distrito eleitoral de Carleton, na região de Ottawa, após ter sido eleito lá sete vezes consecutivas.

Poilievre agradeceu a Kurek e à sua esposa Danielle no seu discurso de vitória. Destacou ainda a persistência dos seus apoiantes por não desistirem dele.