
A economia canadiana contraiu-se no segundo trimestre sob o peso das tarifas dos Estados Unidos da América (EUA), informou a Statistics Canada na a 29 de agosto.
O produto interno bruto real (PIB) diminuiu 1,6% na base anualizada no segundo trimestre, devido a uma queda acentuada nas exportações e nos investimentos empresariais. Isso representa uma queda em relação ao crescimento anualizado de 2% no primeiro trimestre.
O PIB real caiu ainda em termos per capita no segundo trimestre, invertendo o ganho registado no trimestre anterior.
Segundo a Statistics Canada, as exportações internacionais de automóveis de passageiros e camiões ligeiros caíram 24,7% no segundo trimestre, assim como as exportações de máquinas, equipamentos e peças industriais e os serviços de viagens. O investimento em máquinas e equipamentos caiu 9,4% no segundo trimestre.
As importações também diminuíram no último trimestre, uma vez que Ottawa retaliou com tarifas contra os EUA, desencorajando as empresas americanas a vender para o Canadá. A queda nas viagens dos canadianos aos EUA durante a guerra comercial também reduziu as importações.
Segundo a Statistics Canada, o declínio nas importações ajudou a compensar a queda no PIB.