
Maputo, 21 mai 2026 (Lusa) — A petrolÃfera estatal moçambicana Petromoc passou a fornecer combustÃveis a todos os retalhistas para garantir disponibilidade dos produtos e segurança no abastecimento, anunciou o Governo, pedindo calma e uso racional, face a falhas no abastecimento no paÃs.
“A intervenção do Governo visa fortalecer a capacidade da Petromoc no seu papel estratégico de vanguarda da segurança de abastecimento. Com efeito, desde a semana passada, a empresa nacional passou a fornecer combustÃveis a qualquer operador retalhista, independentemente do vÃnculo contratual existente, tendo deste modo alcançado cerca de 42% da quota de mercado no abastecimento”, lê-se num comunicado do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, consultado hoje pela Lusa.
Segundo o Governo moçambicano, a decisão enquadra-se nas medidas excecionais adotadas pelo executivo para assegurar estabilidade do abastecimento de combustÃveis lÃquidos em Moçambique face a constrangimentos na cadeia internacional de fornecimento e desafios associados ao financiamento das importações, por falta de divisas.
A medida surge numa altura em que se regista alguma acalmia e retorno à normalidade no abastecimento de combustÃveis no paÃs, após semanas marcadas por falta de gasolina e gasóleo, filas com dezenas de carros e a Unidade de Intervenção Rápida da polÃcia colocada naquelas que conseguiam abastecer gasolina ou gasóleo, para garantir a segurança por entre centenas que se juntavam, incluindo motociclos e consumidores munidos de bidons.
De acordo com o comunicado do ministério, também a Autoridade Reguladora de Energia (Arene) aprovou medidas adicionais para reforçar a regulação, monitorização e organização da distribuição de combustÃveis em Moçambique, o que contribui para a “estabilização progressiva do mercado e melhoria do abastecimento à população”.
O Governo moçambicano avançou ainda que continua a acompanhar diariamente a evolução dos nÃveis de ‘stock’, distribuição e venda de combustÃveis no paÃs para assegurar o abastecimento e minimizar impactos para os consumidores, pedindo a estes calma e uso responsável do recurso.
“O Governo apela igualmente à calma da população, ao não açambarcamento de combustÃveis e ao uso responsável e cauteloso deste recurso, privilegiando medidas de racionalização do consumo, num contexto internacional que continua a exigir prudência e responsabilidade coletiva”, concluiu o Ministério dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique.
O preço do gasóleo subiu em 07 de maio 45,5% e o da gasolina 12,1% por litro, com o Governo a justificar a revisão em alta dos combustÃveis com os preços praticados a nÃvel internacional.
Um litro de gasolina passou a custar 93,69 meticais (1,23 euros), face aos anteriores 83,57 meticais (1,10 euros), enquanto o gasóleo passou de 79,88 meticais (1,06 euros) para 116,25 meticais (1,54 euros). O gás de cozinha subiu de 86,05 meticais (1,14 euros) para 87,82 meticais (1,15 euros) por quilograma e o gás natural para veÃculos de 41,11 meticais (0,54 cêntimos de euros) para 52,73 meticais (0,69 cêntimos) por litro.
LN // ANP
Lusa/Fim



