Perigos nos fármacos: Health Canada estuda Domperidona na amamentação

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

A Health Canada está a rever, desde dezembro, a segurança da domperidona. O medicamento, com alguns efeitos adversos e oficialmente previsto para tratar problemas gastrointestinais, está a ser usado também pelas mulheres no pós-parto para aumentar a oferta de leite materno.

A Health Canada está a realizar uma análise de segurança da domperidona desde dezembro de 2022, dada a utilização não rotulada para aumentar a oferta de leite materno em mulheres no pós-parto, disse a agência numa declaração.

“A Health Canada está ciente de que a domperidona foi prescrita fora do rótulo, para promover a lactação nas mulheres no pós-parto. Está atualmente em curso uma revisão de segurança”, revelou a agência.

A Health Canada observou que a domperidona não foi autorizada para utilização no aumento da lactação no Canadá.

Oficialmente, a domperidona tem sido aprovada pela Health Canada para o tratamento de doenças gastrointestinais desde 1985.

A agência canadiana, segundo fez saber, vai informar os canadianos e tomar as medidas necessárias caso existam novos riscos de segurança confirmados, acrescentando que a revisão de segurança foi “motivada por relatórios de casos nacionais e estrangeiros de sintomas de abstinência, após a paragem ou redução da dose de domperidona utilizada para estimular a lactação”.

A domperidona está associada a potenciais riscos cardíacos, incluindo morte cardíaca súbita, advertiu a Health Canada no website. A agência emitiu dois alertas de segurança distintos sobre a domperidona e o risco de “ritmos cardíacos anormais graves e morte súbita (paragem cardíaca) em 2012 e 2015”.