
Uma nova pesquisa bancária da J.D. Power mostra uma divisão crescente entre os cinco maiores bancos do Canadá e as instituições mais pequenas e de médio porte.
Embora os cinco maiores bancos dominem o cenário financeiro com mais de 80% de todos os clientes, alguns bancos mais pequenos e de médio porte estão a superá-los, especialmente no que diz respeito à satisfação do cliente.
A pesquisa revelou que muitas pessoas estão geralmente satisfeitas com os seus serviços bancários, mas há uma preocupação crescente com as taxas excessivas e a falta de atendimento ao cliente.
Entre os bancos mais conhecidos, o Royal Bank of Canada (RBC) foi eleito o número um em satisfação do cliente pelo segundo ano consecutivo.
Numa escala de mil pontos, o RBC ficou em primeiro lugar com 611 pontos, seguido pelo CIBC com 607 pontos, o Bank of Montreal (BMO) logo atrás com 606, o TD Bank com 599 pontos e o Scotiabank com 595.
No entanto, a pesquisa também revelou que a satisfação do cliente diminuiu sete pontos nos cinco grandes bancos em relação ao ano passado, mas aumentou cinco pontos nos bancos de médio porte.
Na categoria de bancos de médio porte, o Tangerine ficou em primeiro lugar com 683 pontos, seguido pelo Simplii Financial com 644 pontos, o National Bank of Canada com apenas um ponto a menos, 643, o Desjardins com 640 pontos e o ATB Financial com 639.
A pesquisa também revelou que 7% dos clientes mudaram de banco no ano passado devido ao mau serviço, taxas altas ou ofertas promocionais de bancos concorrentes.
