
26 de fevereiro foi a data escolhida para o pagamento de fevereiro das pensões do Governo federal aos idosos canadianos, nomeadamente a pensão da Segurança de Velhice (OAS) e a pensão de reforma do Plano de Pensões do Canadá (CPP).
A OAS e a CPP são prestações mensais e tributáveis que aumentaram até 20% nos últimos cinco anos para acompanhar o aumento do custo de vida
A OAS é pago todos os meses aos canadianos com 65 anos ou mais, sem requisição do estatuto profissional. O montante da pensão baseia-se na idade da pessoa, no tempo que viveu no Canadá como adulto e nos seus rendimentos.
Em fevereiro de 2025, o montante máximo que os idosos com idades compreendidas entre os 65 e os 74 anos podem receber é de 727,67 dólares. Os canadianos com 75 anos ou mais podem receber 800,44 dólares.
Quanto à pensão de reforma CPP, destinada aos idosos com pelo menos 60 anos de idade que tenham efetuado pelo menos uma contribuição válida para a CPP, esta prestação tributável substitui parte do rendimento de uma pessoa quando esta se reforma e é paga até ao fim da sua vida.
O montante da CPP depende da idade em que uma pessoa inicia a sua pensão, da sua contribuição para a CPP e dos seus rendimentos médios. Para este ano, o montante mensal máximo da pensão de reforma da CPP está fixado em 1.433 dólares se a pensão for iniciada aos 65 anos.
Os próximos pagamentos da OAS e da CPP serão efetuados a 27 de março.
