
Lisboa, 11 abr 2024 (Lusa) — O lÃder socialista lamentou hoje “a arrogância” com que o primeiro-ministro se dirigiu ao PS e o padrão da “falta diálogo”, com LuÃs Montenegro a contrapor o histórico do PS nos anos em que liderou o governo.
No primeiro pedido de esclarecimento ao primeiro-ministro no arranque do debate do Programa do XXIV Governo Constitucional, que decorre até sexta-feira no parlamento, Pedro Nuno Santos considerou que LuÃs Montenegro “começa mal”.
“Começo por lamentar a arrogância com que se dirigiu ao PS nesta intervenção”, enfatizou, referindo que Montenegro lidera um partido que “chumbou nove orçamentos” e que agora “mudou a posição e visão sobre a estabilidade polÃtica”.
Para o lÃder do PS, apesar de o Governo PSD/CDS-PP ter falado de diálogo na inclusão de 60 medidas de outros partidos no Programa do Governo “é importante que os portugueses saibam que não houve diálogo nenhum” e que isto é “apenas um padrão” que já se tinha verificado na eleição do Presidente da Assembleia da República.
“Não é assim que se constrói maioria nenhuma, não é assim que se garante estabilidade ou durabilidade para um Governo”, alertou.
Na resposta, LuÃs Montenegro reiterou o propósito do executivo de “manter um diálogo polÃtico constitutivo”.
Apesar de dizer não querer discutir com Pedro Nuno Santos o “conceito de arrogância”, o primeiro-ministro apontou ao novo lÃder do PS o histórico dos socialistas ao longo dos anos em que esteve à frente do Governo.
“Se isto não é arrogância então nós temos um conceito diferente”, atirou.
JF // JPS
Lusa/fim



