PASSAGEIROS TRANSPORTADOS EM AVIÃO E COMBOIO AUMENTAM NO 2.º TRIMESTRE – INE

LusaRedação, 21 set (Lusa) — O movimento de passageiros por via aérea e ferroviária continuou a aumentar em Portugal no segundo trimestre, em termos homólogos, enquanto o movimento de mercadorias diminuiu na ferrovia e desacelerou nos portos e na rodovia, divulgou hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o movimento de passageiros nos aeroportos portugueses aumentou 20,6% no segundo trimestre (+18,6% de janeiro a março), face ao mesmo período de 2016, tendo o comboio e o metropolitano registado também subidas de 6,6% e 3,7%, respetivamente (+6,2% e +12,4% no primeiro trimestre).

Em sentido oposto, o movimento de mercadorias recuou na ferrovia (-5,7% em toneladas e -3,1% em toneladas-quilómetro) e desacelerou nos portos (de 11,1% para 2,0%) e na rodovia (de 11,6% para 4,3%), sendo que neste último caso o crescimento “continuou a ser suportado pelo aumento do transporte nacional (+6,3%), enquanto o transporte internacional diminuiu (-4,7%)”.