Palácio de Buckingham anuncia que Príncipe André deixará de usar títulos mesmo o de Duque de York

Londres, 17 out 2025 (Lusa) — O Palácio de Buckingham anunciou hoje que Príncipe André, irmão mais novo do rei Carlos III de Inglaterra, deixará de usar títulos e honrarias, incluindo o de Duque de York.

Num comunicado divulgado pelo Palácio de Buckingham, o príncipe André diz que vai abdicar do seu título real de Duque de Iorque, após a sua amizade com o delinquente Jeffrey Epstein voltar a ser tema de manchetes dos meios de comunicação social.

O irmão mais novo do rei Carlos III afirma que ele e a família real decidiram que “as acusações contínuas” sobre si afastavam as atenções “do trabalho de Sua Majestade e da família real”.

A decisão surge numa altura em que foram publicados excertos de um próximo livro de memórias póstuma de Virginia Giufffre, que alegou ter sido traficada por Epstein e ter tido relações sexuais com o príncipe André quando tinha 17 anos.

Amigo pessoal do atual presidente dos Estados Unidos, Jeffrey Epstein foi acusado de tráfico sexual de menores e encontrado morto na cela da prisão de Nova Iorque onde aguardava julgamento, em agosto de 2019.

ATR // RBF

Lusa/Fim