Orçamento do Canadá: Freeland apresenta orçamento na Câmara dos Comuns

Foi na tarde do dia 16 de abril, que a ministra das Finanças, Chrystia Freeland, apresentou aos canadianos o orçamento federal na Câmara dos Comuns. O objetivo do Governo passa por reconquistar o apoio dos canadianos descontentes e preocupados com o custo de vida.

A ministra das Finanças, Chrystia Freeland, divulgou o orçamento federal na Câmara dos Comuns na terça-feira à tarde, 16 de abril.

Grande parte do orçamento destina-se a dar esperança aos jovens canadianos que atingiram a maioridade durante uma era económica tumultuosa, disse Justin Trudeau na véspera do anúncio de Freeland, e “agora sentem que a estabilidade da classe média está fora do seu alcance”.

O primeiro-ministro Justin Trudeau prometeu que o plano de despesas irá disponibilizar milhares de milhões de dólares à construção de mais casas, à expansão dos cuidados infantis, ao reforço das forças armadas e ao aumento da capacidade de inteligência artificial do país.

As novas medidas de habitação do Governo estão resumidas num documento de 28 páginas recentemente publicado, que Trudeau chamou de “o plano de habitação mais abrangente e ambicioso já visto no Canadá”.

O primeiro-ministro prometeu construir cerca de 3,9 milhões de casas até 2031.

Freeland prometeu que o orçamento federal vai respeitar as novas orientações orçamentais apresentadas no outono passado, incluindo que o défice federal não aumentará para além de 40 mil milhões de dólares no ano fiscal de 2023/2024.

FOTO: FREELAND/X