Orçamento: Declaração económica de outono anunciada em Ontário com novas medidas

Foto: ola.org

O Governo Ford anunciou, a 30 de outubro, o relatório económico de outono de 2024 de Ontário, indicando que está atualmente previsto um défice de 6,6 mil milhões de dólares para o ano orçamental de 2024-2025, estando a caminho de gastar mais de 218 mil milhões de dólares. O anúncio surge num momento de especulação crescente sobre uma potencial convocação de eleições antecipadas antes da data marcada para meados de 2026.

Embora muitas iniciativas continuem a fazer parte dos orçamentos e anúncios anteriores, a declaração económica de outono, que funciona como um mini-orçamento, incluiu algumas medidas novas, entre elas: 100 milhões de dólares ao longo de dois anos para os municípios pequenos, rurais e do norte, 100 milhões de dólares para o programa ‘Invest Ontario’ e 17 milhões de dólares em três anos para criar 100 novos centros de vida ativa para idosos.

O premier de Ontário, Doug Ford, e o ministro das Finanças, Peter Bethlenfalvy, já tinham anunciado, a 28 e 29 de outubro, dois elementos principais da atualização fiscal: a continuação de uma redução temporária do imposto sobre a gasolina até junho e um plano de 3 mil milhões de dólares para enviar cheques de 200 dólares a todos os contribuintes de Ontário.

No período que antecedeu a declaração económica de outono, os críticos da oposição sugeriram que os cheques, que deverão ser enviados no início do próximo ano, foram programados para chegar antes de uma possível eleição na primavera.

Entretanto, o Governo provincial continua no bom caminho para gastar mais de 191 mil milhões de dólares em infraestruturas nos próximos 10 anos, com mais de 97 mil milhões desse total em transportes (68,1 mil milhões), autoestradas (27,8 mil milhões) e outros projetos relacionados com os transportes.

A declaração económica de outono também discutiu os estudos de viabilidade relacionados com a intenção do Governo Ford de construir um longo túnel sob a autoestrada 401.