
A ministra da Educação de Ontário, Jill Dunlop, pediu ao Governo Federal mais fundos para apoiar o programa nacional de cuidados infantis de 10 dólares por dia, citando um défice projetado de 1,95 mil milhões de dólares. A província argumenta que o atual acordo não é suficiente para manter o sistema para além do seu período inicial, em particular com as crescentes preocupações sobre a criação de espaços e a retenção de pessoal.
Dunlop salientou que, embora os fundos federais tenham reduzido as taxas para os pais, pouco resta para responder à necessidade de mais espaços ou de melhores salários para os educadores de primeira infância (ECE). No entanto, Ottawa não parece disposta a aumentar o financiamento, tendo um porta-voz declarado: “O Governo da província de Ontário assinou o nosso acordo de olhos bem abertos”.
A província também está a lidar com os protestos dos prestadores de cuidados infantis com fins lucrativos. Alguns fecharam as portas em oposição aos novos modelos de financiamento, que, segundo eles, restringem a flexibilidade e a autonomia. Uma responsável de uma creche, Zoe Prassoulis, mostrou-se preocupada com a falta de clareza: “É como aceitar um emprego que não se sabe exatamente o que implica”.
À medida que as discussões prosseguem, os pais e os operadores ficam na incerteza quanto ao futuro dos cuidados infantis a preços acessíveis no Ontário.



