Ontário em risco de não cumprir meta de emissões

Foto: Pexels

Ontário pode não atingir a sua meta atual de emissões, principalmente devido ao aumento das emissões provenientes da geração de eletricidade, revelam documentos do Governo.

Parte do aumento das emissões no abastecimento de eletricidade de Ontário provavelmente deve-se ao papel cada vez mais importante atribuído às centrais a gás nos últimos anos.

Segundo uma análise interna, em outubro de 2024, o Governo Ford estava a caminho de exceder a sua meta para 2030 de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa para 28% ou menos dos níveis de 2005.

No entanto, uma atualização em janeiro de 2025 piorou significativamente as projeções e colocou a província numa posição em que provavelmente não conseguirá atingir a sua meta.

Embora os dois modelos tenham sido elaborados com apenas três meses de diferença, a diferença foi significativa.

E a 1 de outubro, um novo relatório divulgado pelo auditor-chefe de Ontário, afirmou que a província pode não atingir sua meta original por “uma margem ainda maior” do que a estimativa de janeiro.

O auditor-geral afirmou que a província provavelmente superestimou as suas reduções de emissões de gases com efeito estufa em diversos setores, incluindo transporte e resíduos.