
Bruxelas, 11 jan 2022 (Lusa) — A presidência francesa do Conselho da União Europeia (UE) manifestou hoje profundo pesar pelo falecimento do presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, esta madrugada aos 65 anos, lembrando a sua “dignidade, profissionalismo e devoção”.
“Em nome do Conselho, a presidência francesa expressa o seu profundo pesar pela morte de David Sassoli”, reagiu a presidência francesa rotativa da UE numa publicação na rede social Twitter.
Na mensagem, a liderança francesa à frente da União este semestre “envia as suas condolências à família e amigos próximos, bem como a todo o Parlamento Europeu, do qual David Sassoli era membro e onde serviu como Presidente com dignidade, profissionalismo e devoção”.
O presidente do Parlamento Europeu morreu hoje aos 65 anos de idade, após mais de duas semanas num hospital em Itália, devido a uma disfunção do seu sistema imunitário.
David Sassoli contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França, e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do Parlamento, regressando no final do ano.
Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano, o Parlamento Europeu deverá eleger um presidente da assembleia, algo que já estava previsto a meio da atual legislatura, e não relacionado com o estado de saúde de Sassoli.
A maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu (PEE), é a favorita para suceder ao dirigente socialista italiano, que assumiu o cargo no verão de 2019.
ANE (JMC/ACC) // SB
Lusa/Fim
