Novo gabinete: Justin Trudeau promoveu surpresas no mandato

FOTO: Governor General of Canada/TWITTER
FOTO: Governor General of Canada/TWITTER

O primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau apresentou esta terça-feira um novo gabinete. A grande surpresa vai para a nomeação de uma mulher na Defesa Nacional. Para além disso, algumas trocas de cargos numa tentativa de revitalizar a equipa para um terceiro mandato.

O anúncio do novo gabinete do primeiro-ministro Justin Trudeau trouxe novidades e alguma continuidade da equipa, com a esperada ‘dança das cadeiras’. A cerimónia aconteceu na capital, em Ottawa. Entre as mudanças, o veterano ativista climático e Ministro do Património Steven Guilbeault tem nova função. Foi nomeado para chefiar a pasta do Meio Ambiente, dias antes da conferência climática, em Glasgow, na Escócia.

Na Defesa Nacional, uma surpresa com forte traço liberal: Anita Anand foi escolhida para dirigir o exército, atormentado por alegações de má conduta sexual. É a segunda mulher a ocupar este cargo no Canadá e a primeira mulher de origem indiana a responder pela defesa do país

Já Mélanie Joly foi promovida a ministra das Relações Exteriores.

São 38 ministros no total, com número igual de mulheres e homens que vão estar ao lado de Justin Trudeau.

Chrystia Freeland, conforme anunciado anteriormente, mantém o duplo papel de vice-primeira-ministra e ministra das Finanças do país.

Justin Trudeau voltou ao poder no passado mês de setembro com um governo de minoria liberal. Algo que não é novo para o líder canadiano que foi eleito, pela primeira vez, em 2015.

A atual remodelação do gabinete incluiu a demissão de vários ministros, incluindo o ex-astronauta Marc Garneau, e a realocação de outros para novos cargos.