NEGÓCIOS DA INDÚSTRIA CAEM EM SETEMBRO PELO 2º MÊS CONSECUTIVO

LusaLisboa, 11 nov 2019 (Lusa) – Os negócios na indústria portuguesa caíram em setembro, pelo segundo mês consecutivo, resultando a descida de 2,1% das quedas do mercado nacional e do externo, segundo o Instituto Nacional de Estastística (INE).

A descida do volume de negócios da indústria em setembro, face ao mês homólogo anterior, abrandou face à queda homóloga de 5,8% em agosto.

Excluindo o agrupamento de energia, o índice de volume de negócios na indústria passou de uma redução de 1,5% em agosto para um crescimento de 1,4% em setembro.

“O agrupamento de energia deu o contributo negativo mais influente para a redução do índice total”, explica o INE, sustentado numa queda de 12,8%, contra uma descida de 16,4% em agosto.

O índice de bens intermédios diminuiu 1,7%, contra uma descida de 6,2% no mês anterior, enquanto o agrupamento de bens de investimento deu o contributo positivo mais relevante, resultante do crescimento de 7,5% (13,4% em agosto), segundo o INE.

As vendas de bens de consumo passaram de uma diminuição de 2,2% em agosto para um aumento de 1,2% em setembro.

Os dados do INE revelam ainda que os índices relativos ao mercado nacional e ao mercado externo diminuíram 1,9% e 2,3%, respetivamente, contra reduções de 4,5% e 8% em agosto.

No terceiro trimestre deste ano, as vendas na indústria registaram uma queda homóloga de 2,2%, maior do que a descida de 1,7% no trimestre anterior.

Os índices de emprego, de remunerações e de horas trabalhadas cresceram 0,9%, 3,6% e 0,4%, enquanto em agosto tinham aumentado 0,5%, 4,4% e 3,1%, pela mesma ordem.

VP // EA

Lusa/Fim