Mundial 2026: Canadá com custos superiores a mil milhões

Foto: Envato

O Canadá deverá gastar mais de mil milhões de dólares para receber o Mundial de Futebol de 2026, segundo o gabinete de fiscalização orçamental do Parlamento.

O relatório indica que o custo total estimado ultrapassa os 1,06 mil milhões de dólares, somando as despesas dos vários níveis de governo.

O Governo federal deverá contribuir com cerca de 473 milhões de dólares, enquanto o restante valor será dividido entre governos provinciais e municipais, sobretudo em Toronto e Vancouver, as cidades canadianas que vão receber jogos da competição.

Este valor corresponde, em média, a cerca de 82 milhões de dólares por cada um dos 13 jogos previstos no Canadá durante o torneio.

O Canadá organiza o Mundial de 2026 em conjunto com os Estados Unidos e o México, numa edição maior da competição, com mais de uma centena de jogos entre 11 de junho e 19 de julho.

Na área de segurança, já tinha sido anunciado um investimento adicional até 145 milhões de dólares, destinado ao reforço das forças policiais e às condições necessárias para o evento.

A entidade responsável pela análise das contas públicas destaca que este Mundial representa um dos maiores desafios logísticos e financeiros de sempre para o Canadá na organização de eventos desportivos internacionais.

Em Toronto e na província da British Columbia, os custos municipais e provinciais ainda estão a ser avaliados e poderão sofrer alterações nos próximos meses.

Apesar do elevado investimento, os valores estão em linha com os registos noutros países que já organizaram a competição.