
Lisboa, 03 out 2019 (Lusa) – As mortes violentas no Brasil recuaram 22,6% nos sete primeiros meses do ano face ao mesmo perÃodo de 2018, segundo um levantamento publicado hoje pelo portal de notÃcias G1 com base nos dados oficiais de 27 estados do paÃs.
De janeiro a julho foram registadas 24,4 mil mortes violentas enquanto no mesmo perÃodo de 2018 o total foi de 31,5 mil assassÃnios.
Apenas em julho, ocorreram 3,1 mil assassÃnios no Brasil contra 4,1 mil no mesmo mês do ano passado.
O ministro da Justiça do Brasil, Sérgio Moro, comentou os dados na sua conta na rede social Twitter frisando que ocorreram “7.109 assassÃnios a menos até julho de 2019 em comparação ao mesmo perÃodo do ano passado (…) Crimes caem em todo o paÃs”.
Na quarta-feira, o ministro já havia usado a mesma rede social para informar que em 30 dias houve um recuo de 53% dos casos de assassÃnios e de 40% dos roubos em cinco municÃpios escolhidos para iniciar um programa governamental de combate ao crime chamado “Em Frente Brasil”.
Outros levantamentos realizados por organizações não-governamentais também indicam uma tendência de queda no número de mortes violentas no paÃs.
Um relatório anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em setembro, contabilizou 57.341 assassÃnios no paÃs em 2018, dado que indicou um recuo de 10,4% face ao total de 64.021 mortes violentas registadas em 2017.
O levantamento do G1 foi feito em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Para sua realização são contabilizadas as vÃtimas de assassÃnios, latrocÃnios (roubos seguidos de morte), e lesões corporais seguidas de morte.
CYR // FPA
Lusa/Fim



