
Lisboa, 15 nov 2024 (Lusa) – A Moody’s vai avaliar hoje a dÃvida soberana portuguesa, depois de na última revisão ter mantido inalterado o ‘rating’ e a perspetiva, algo que poderá ser melhorado agora, segundo os analistas ouvidos pela agência Lusa.
“As expectativas para a decisão desta semana são de que o ‘rating’ seja mantido, uma vez que não há mudanças significativas no campo macroeconómico, estratégico e polÃtico que possam afetar a capacidade de Portugal em cumprir as suas obrigações de crédito”, adianta à Lusa VÃtor Madeira, analista da XTB.
A última avaliação da Moody’s à dÃvida soberana portuguesa foi em maio, quando manteve inalterado o ‘rating’ de Portugal, em ‘A3’, com perspetiva ‘estável’.
Paulo Monteiro Rosa, Economista Sénior do Banco Carregosa, recorda à Lusa que nessa ocasião, a agência considerou que havia riscos elevados de novas eleições antecipadas, caso o orçamento do Estado para 2025 (OE2025) fosse rejeitado. “No entanto, esses riscos desapareceram com a aprovação, na generalidade, do OE2025”, salienta.
O economista destaca que “Portugal tem apresentado indicadores económicos positivos, especialmente na redução da dÃvida pública, o que pode influenciar positivamente a avaliação da Moody’s”.
“A estabilidade polÃtica recentemente alcançada com a aprovação do Orçamento de 2025 também pode ser um fator favorável na análise da agência, uma vez que a confiança nas instituições governamentais é um dos critérios avaliados”, acrescenta.
Já no que diz respeito ao ‘outlook’ (perspetiva), VÃtor Madeira argumenta que este “permanece estável”, o que sugere que, a menos que ocorram mudanças imprevistas, como uma deterioração das condições económicas globais ou um agravamento de riscos internos, não há razões para que esta avaliação seja alterada”.
Por outro lado, Paulo Monteiro Rosa sublinha que a “última das principais agências de ‘rating’ a pronunciar-se foi a Fitch Ratings, em 20 de setembro, que manteve o ‘rating’ de Portugal em ‘A-‘ e melhorou a perspetiva para positiva”, o que “reflete o progresso contÃnuo na redução da dÃvida pública, o compromisso com uma polÃtica orçamental prudente e a desalavancagem externa, que reduzem as vulnerabilidades de Portugal”.
O economista considera, assim, que “o mais provável é que a Moody’s melhore o ‘outlook’ de Portugal para positivo, alinhando-se com as restantes principais agências de classificação de crédito”.
O ‘rating’ é uma avaliação atribuÃda pelas agências de notação financeira, com grande impacto para o financiamento dos paÃses e das empresas, uma vez que avalia o risco de crédito.
MES // MSF
Lusa/Fim



