
Maputo, 06 jul 2022 (Lusa) – O Ministério da Saúde de Moçambique lançou hoje a terceira ronda da campanha de vacinação massiva contra a pólio, que vai abranger cerca de 6,8 milhões de crianças menores de cinco anos, anunciou o organismo em comunicado.
A campanha tem âmbito nacional e vai decorrer nas dez provÃncias moçambicanas e na capital do paÃs, refere-se na nota.
A primeira fase foi lançada em março, depois de detetada poliomielite no vizinho Maláui, e a segunda decorreu em abril.
Em maio, foi confirmado o primeiro caso em Moçambique desde 1992: surgiu em Tete, provÃncia do interior que faz fronteira com o Maláui.
Tanto num paÃs como noutro, o vÃrus está associado ao Paquistão, um dos paÃses onde é endémico, além do Afeganistão.
A poliomielite é uma doença infecciosa sem cura que afeta sobretudo as crianças com menos de cinco anos e que só pode ser prevenida com a vacina.
Nalguns casos, pode provocar paralisia de membros.
Num outro comunicado, o Instituto Nacional de Saúde de Moçambique (INS) anunciou hoje que está em curso desde segunda-feira uma ação de formação de 25 profissionais de saúde das áreas de laboratório, saúde ambiental, saúde única e vigilância em matérias de colheita, gestão e referenciamento de amostras suspeitas de poliovÃrus.
A formação tem o “objetivo de melhorar a qualidade dos processos pré-analÃticos para o diagnóstico laboratorial desde a colheita da amostra, o envio para o laboratório de referência para testagem até ao reporte dos resultados”.
???????
PMA (LFO) // VM
Lusa/Fim



