Moçambique vai construir primeiro Centro Inteligente de Exames de Condução

Maputo, 01 jul 2026 (Lusa) – Moçambique vai construir o primeiro Centro Inteligente de Exames de Condução para reduzir práticas ilícitas e reforçar a credibilidade do sistema de formação e certificação de condutores no país, anunciou hoje o Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários.

“Os Centros Inteligentes de Exames de Condução são complexos especialmente concebidos para a realização de exames práticos de condução, reproduzindo as condições reais da via pública num ambiente devidamente sinalizado e equipado”, lê-se num comunicado do instituto, divulgado hoje.

De acordo com o documento, o centro, que será construído na cidade da Beira, na província de Sofala, centro do país, vai recorrer às tecnologias de informação e comunicação para apoiar a avaliação dos candidatos, “assegurando maior transparência, rigor e integridade no processo de certificação das competências de condução”.

“A construção e operacionalização destes centros irão permitir uma avaliação mais objetiva e imparcial dos candidatos, reduzindo significativamente a intervenção humana que caracteriza o atual modelo de exame prático. Esta modernização contribuirá para minimizar práticas menos transparentes e reforçar a credibilidade do sistema de formação e certificação de condutores”, refere.

Segundo o documento, a primeira pedra da estrutura, apresentada como a primeira do género no país, será lançada na quinta-feira, dando início à implementação do Centro Inteligente de Exames de Condução.

O Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários de Moçambique imprimiu 25 mil cartas de condução, dos 35 mil pedidos pendentes, desde finais de janeiro, em resultado das “medidas extraordinárias” implementadas, anunciou em março a entidade.

“Esta produção surge como resultado das medidas extraordinárias em implementação, desde 27 de janeiro deste ano, que incluem a extensão dos dias de funcionamento dos serviços de impressão de cartas de condução até aos fins de semana”, segundo nota publicada na altura.

A entidade refere que o resultado é também impulsionado pela entrada em funcionamento de mais uma máquina de impressão das cartas de condução, que permitiu a duplicação da capacidade instalada de impressão de 750 para 1.500 cartas por dia, bem como o aprimoramento dos sistemas informáticos intervenientes no processo de impressão. 

Em 28 de janeiro, a instituição anunciou que um novo provedor de cartas de condução começaria a operar até o final do primeiro semestre, para acelerar a produção e impressão deste documento.

LCE // MLL

Lusa/Fim