
Maputo, 23 set 2025 (Lusa) — Moçambique prevê voltar a atingir um milhão de turistas até final do ano, contribuindo para o país assumir-se como um “destino de referência” global, disse hoje o diretor nacional do Turismo, Claire Zimba.
“Estamos otimistas que, com o que estamos a presenciar do ponto de vista de sinais de mercado, e vocês estão a reportar muito bem isso, podemos estar muito próximos de conseguir um milhão de turistas, até um pouco mais”, disse Claire Zimba, em conferência de imprensa, em Maputo, para apresentar o programa das comemorações do dia mundial do Turismo, que se assinala em 27 de setembro.
Moçambique registou uma queda de turistas no último ano, para 1,098 milhão, face a 1,15 milhão em 2023, queda explicada com a violência que se seguiu às eleições gerais de 09 de outubro e que condicionou o país até março último.
O responsável acrescentou que Moçambique deve este ano consolidar-se como “um destino de referência no mundo e na região”, destacando o papel da promoção internacional e dos investimentos em infraestruturas para captar mais visitantes.
O presidente da Federação Moçambicana de Turismo (Femotur), Vasco Manhiça, sublinhou que a retoma do setor depende também do acesso a financiamento.
“Neste momento estamos numa fase de recuperação. Obviamente que os bancos, para poder dispensar estes fundos, precisam também de ter alguma certeza de que de facto vão conseguir, as pessoas que vão se beneficiar deste financiamento, também vão conseguir pagar dentro daquele prazo estabelecido”, afirmou presidente da Femotur, na mesma ocasião.
As autoridades e operadores turísticos acreditam que o reforço do crédito ao setor, aliado à estabilidade e promoção do país como destino seguro, permitirá a Moçambique relançar o turismo como motor estratégico da economia.
O Governo de Moçambique lançou, em 18 de setembro uma plataforma digital para formar operadores turísticos nacionais na língua inglesa, esperando alcançar mais de cinco milhões de agentes até 2030.
O setor do turismo registou uma contribuição positiva na economia moçambicana, com uma subida de 2,46% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 para atingir 4,02% em 2023, segundo dados do Governo.
PVJ // ANP
Lusa/Fim