Moçambique e Zimbabué assinam três memorandos para cooperação socioeconómica 

Maputo, 22 nov 2025 (Lusa) – Os Governos de Moçambique e do Zimbabué assinaram hoje três memorandos de entendimento para cooperação nas áreas sociais e económicas, com enfoque no desenvolvimento da mulher e promoção de cooperativas.

Os três memorandos assinados pelos ministros dos dois países abordam o desenvolvimento da mulher e questões de género, cooperação no domínio da juventude, e cooperação para a promoção do desenvolvimento de cooperativas e das micro, pequenas e médias empresas.

O ato, testemunhado pelos presidentes dos dois países, acontece no cumprimento do segundo dia de visita de Estado a Moçambique do Presidente zimbabueano, Emerson Mnangagwa.

A assinatura dos três memorandos foi antecedida por um encontro entre o Presidente moçambicano, Daniel Chapo, e o seu homólogo zimbabueano, seguido por um encontro com as respetivas delegações, para discussão dos termos dos instrumentos jurídicos internacionais entre Moçambique e Zimbabué.

Para o Presidente moçambicano, os instrumentos legais assinados permitem trocar experiências e, sobretudo, boas práticas sobre como potenciar as comunidades dos dois países e torná-las cada vez mais participativas no processo de desenvolvimento económico e social.

“Na área de processos, o desenvolvimento das cooperativas e das micro, pequenas e médias empresas, um setor fundamental, pois é do conhecimento de todos que nós, como Governo, estamos, neste momento, a trabalhar para a diversificação da nossa economia e as pequenas e médias empresas jogam um papel fundamental, principalmente aquelas que são dirigidas por mulheres e jovens”, disse Chapo.

Para setor do desenvolvimento juvenil, o chefe do Estado disse que é do interesse de Moçambique procurar soluções conjuntas para preocupações legítimas da juventude.

SYCO // CSJ

Lusa/Fim