Moçambique autoriza transporte noturno de passageiros até 10 de janeiro

Maputo, 17 dez 2025 (Lusa) — As autoridades moçambicanas anunciaram hoje que será será permitido o transporte de passageiros entre as 21:00 e 05:00, entre 18 de dezembro e 10 de janeiro, para facilitar a fluidez do tráfego no período festivo.

“A partir de amanhã, dia 18 de dezembro de 2025, até ao dia 10 de janeiro de 2026, fica suspensa a interdição da circulação de veículos de transporte coletivo e semicoletivo de passageiros durante o período das 21:00 às 05:00, isto é, os transportadores passam a circular, obviamente, a todo o momento”, disse Luís Chaúque, porta-voz do Ministério dos Transportes e Logística, durante uma conferência de imprensa, em Maputo.

Segundo o responsável, a medida visa tornar a circulação de pessoas e bens mais eficiente e segura durante o período das festas de Natal e fim de ano, facilitando a fluidez do tráfego rodoviário e descongestionando os postos fronteiriços, terminais e estradas.

A suspensão da interdição também pretende “evitar acumulação de viajantes, turistas nacionais e internacionais”, sobretudo ao longo dos principais corredores que ligam Moçambique aos países vizinhos.

“Esta decisão será acompanhada da implementação de medidas de controlo e fiscalização de trânsito e das atividades de transporte de passageiros no âmbito da operação comando conjunto”, alertou Chaúque, acrescentando que serão reforçados postos de fiscalização fixos e móveis.

LN // JMC

Lusa/Fim