
Tóquio, 18 fev 2023 (Lusa) – A Coreia do Norte disparou hoje um mÃssil balÃstico intercontinental, que parece ter aterrado na Zona Económica Exclusiva (ZEE) do Japão, disse o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.
“Parece que o mÃssil balÃstico disparado pela Coreia do Norte caiu dentro da ZEE do Japão, a oeste de Hokkaido”, disse Kishida aos jornalistas.
O vice-ministro da Defesa japonês, Toshiro Ino, tinha dito anteriormente que o mÃssil deveria ter caÃdo cerca de 200 quilómetros a oeste da ilha de Oshima, ao largo da ilha norte de Hokkaido, por volta das 18:27 no Japão (09:27 TMG e em Lisboa).
Kishida disse ter “dado instruções [a oficiais japoneses] para informar o público e verificar minuciosamente a situação de segurança”.
Em novembro passado, outro mÃssil disparado por Pyongyang, numa série de lançamentos sem precedentes e intensos, terá também caÃdo na ZEE do Japão.
A ZEE do Japão estende-se até 200 milhas náuticas (370 quilómetros) da sua costa.
Anteriormente, o Exército sul-coreano afirmou num comunicado que a Coreia do Norte tinha lançado um mÃssil balÃstico não identificado no Mar do Japão (denominado Mar Oriental nas duas Coreias).
Os chefes do Estado-Maior Conjunto não forneceram mais informações sobre o lançamento, o segundo lançado por Pyongyang este ano.
Na sexta-feira, a Coreia do Norte ameaçou com uma resposta “sem precedentes” contra os exercÃcios militares planeados para março da Coreia do Sul e os Estados Unidos, que na próxima semana realizarão também um exercÃcio teórico simulando um ataque nuclear do regime da Coreia do Norte.
Pyongyang realizou um número recorde de lançamentos de mÃsseis no ano passado, cerca de 50, muitas vezes em resposta contra exercÃcios conjuntos de Seul e Washington e o destacamento do Pentágono de meios estratégicos na penÃnsula.
Fotografias de satélite mostram também que o local de testes nucleares em Punggye-ri, no nordeste do paÃs, foi totalmente reabilitado durante quase um ano e está pronto para acolher um novo teste atómico.
MC // JH
Lusa/Fim



