Ministro da Habitação federal apresenta projetos de residências acessíveis em parceria com setor privado

Foto: Gregor Robertson Facebook

O ministro da Habitação federal,  Gregor Robertson, sublinha que a construção de habitação acessível está entre as prioridades do Governo, com esforços para enfrentar a falta de casas a preços acessíveis no país.

A nova Build Canada Homes, com uma capitalização inicial de 13 mil milhões de dólares, foi criada para impulsionar a construção de unidades que são financiadas ou apoiadas pelo Governo e alugadas abaixo dos preços de mercado.

O ministro frisou que quer mobilizar não só o setor público, mas também o privado, envolvendo bancos e fundos de pensões canadianos em projectos de habitação acessível. Esta aproximação visa reduzir riscos e atrair capital significativo para o setor, tornando os investimentos em habitação social mais estáveis e sustentáveis a longo prazo.

Grande parte dos esforços concentra-se nos elos mais baixos da escada do mercado habitacional, onde as pessoas mais vulneráveis enfrentam dificuldades para arranjar casa.

O ministério destaca que os projetos que combinam unidades acessíveis com outras a preços de mercado podem estimular a atividade de construção em toda a gama de preços, incentivando o setor privado a participar mais activamente.

Entre os primeiros projetos está um desenvolvimento em Toronto com 540 unidades, pelo menos 40 % das quais serão acessíveis.

Os críticos alertam que tornar estes investimentos atrativos para bancos e fundos de pensões pode ser complexo, dado que a habitação social normalmente não gera altos lucros. Ainda assim, o Governo acredita que parcerias com vários níveis de administração e investidores podem “desenhar” soluções que aceleram a construção de casas que famílias com rendimentos mais baixos podem pagar.