MINISTRO DA CIÊNCIA PEDE INVESTIGAÇÃO A AFASTAMENTO DE BOLSEIROS DA FCT

LusaLisboa, 18 jul (Lusa) — O ministro da Ciência pediu hoje à Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC) uma “verificação detalhada” dos procedimentos que levaram ao cancelamento das bolsas de dois bolseiros da FCT, prometendo tirar “ilações políticas” das conclusões do relatório.

Numa audição perante os deputados da comissão parlamentar de Educação e Ciência, a requerimento do Partido Comunista Português (PCP) sobre a situação na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, reafirmou a “total confiança” no presidente da instituição, Paulo Ferrão.

Em causa está o caso de dois bolseiros de Gestão de Ciência e Tecnologia, aos quais a FCT instaurou processos administrativos por suspeita de violação do dever de dedicação exclusiva e de potenciais conflitos de interesse.